Preenchimento FacialToxina Botulínica

A cirurgia plástica de rejuvenescimento facial visa, em última análise, devolver um aspecto jovial através do reposicionamento do tecido cutâneo(pele) e muscular. Nos casos em que a ocorrência de rugas está relacionada a uma perda gradual da elasticidade cutânea, podemos lançar mão de um procedimento alternativo conhecido como “Preenchimento”.

Os preenchimentos são medidas auxiliares de caráter não invasivo e paliativo, que procuram amenizar rugas estáticas, pela injeção de alguma substância logo abaixo da pele, levando a um discreto inchaço a região da ruga. Isso faz com que ela fique “esticada” e portanto, menos visível.

Em nossa clínica utilizamos o Ácido Hialurônico, substância de baixíssimo potencial alergênico que promove os melhores resultados com mínima morbidade. As aplicações são feitas no consultório, sem a necessidade de internação ou anestesia. As faces mais beneficiadas são aquelas com rugas de expressão em torno das bochechas e lábios, inclusive com necessidade de aumento e definição do contorno labial.

O Ácido Hialurônico é reabsorvido naturalmente pelo organismo e seu efeito deverá ter a duração aproximada de um ano e meio. Após esse período, você poderá submeter-se a outras aplicações se quiser manter os resultados. É preciso deixar claro que os preenchimentos não substituem uma cirurgia plástica, mas podem oferecer uma melhora significativa do aspecto facial, amenizando as rugas finas.

Alguns produtos prometem resultados definitivos por serem inabsorvíveis pelo organismo. Acreditamos que os preenchimentos sejam ações auxiliares de caráter alternativo e por isso mesmo jamais deverão ser compreendidos como definitivos. Durante a consulta, poderemos discutir melhor esses conceitos e explicar os motivos técnicos pelos quais nossa conduta se baseia na utilização de substância absorvível para o preenchimento facial.

Toxina Botulínica (BOTOX)

Na área da cirurgia plástica, o Botox pode ser utilizado como auxiliar estético para promover a paralisação seletiva de algumas fibras musculares, que estejam causando rugas dinâmicas indesejáveis. Essas rugas estão localizadas principalmente na lateral dos olhos (pés de galinha) e na testa. A ação da toxina faz com que o músculo não repuxe a pele naquela região, evitando o enrugamento da face.

As aplicações são feitas no consultório, sem a necessidade de internação ou anestesia, e os resultados se firmam após 48 a 72 horas. As faces mais beneficiadas com o Botox são aquelas com rugas de expressão que desaparecem após a ação do músculo, ou seja, não existe indicação do Botox para corrigir rugas estáticas – nessas podemos utilizar os preenchimentos ou até mesmo a cirurgia de face (ritidoplastia).

O Botox tem o tempo de ação restrito a até seis meses, quando a musculatura reassume toda a sua ação prévia. Após esse período, você poderá submeter-se a outras aplicações se quiser manter os resultados, não mais do que duas vezes ao ano. É preciso deixar claro que a Toxina Botulínica não substitui uma cirurgia plástica, mas pode oferecer uma melhora significativa do aspecto facial, amenizando as rugas dinâmicas, que geralmente não são tratadas pela cirurgia.

Durante a consulta, poderemos discutir melhor esses conceitos direcionando-os ao seu caso em particular, e explicar adequadamente os detalhes da aplicação, dosagem e possíveis resultados.