Aqui estarão expostas as perguntas que ocorrem com maior frequência em nosso consultório e, também em nosso site. Lembrando, que este espaço serve como informativo e para informações precisas a consulta médica é indispensável.

ABDOMINOPLASTIA

1. Qual a idade ideal para a realização da abdominoplastia?

Não existe uma idade ideal, mas sim, a oportunidade ideal que é determinada pelo aparecimento dos defeitos a serem corrigidos. Pacientes mais jovens e que ainda não tiveram filhos, geralmente apresentam uma condição de pele e musculatura mais preservada. Por outro lado, as pacientes que já passaram pela gravidez uma ou mais vezes, costumam apresentar graus de flacidez de tecidos que dificilmente será corrigida com outra técnica que não a plástica abdominal. Esta é a regra, existem também as exceções. Conhecidos estes parâmetros gerais, cada caso deverá ser analisado em particular para se estabelecer o melhor cronograma para a cirurgia e demais tratamentos.

2. Como são as cicatrizes?

As cicatrizes da plástica abdominal se localizam em volta do umbigo e na linha baixa próxima à implantação dos pelos pubianos. Ao redor o umbigo, a cicatriz costuma ser igual para os diversos casos ao passo que a inferiormente ela deverá variar de acordo com os excessos a serem retirados, ou seja, depende do tamanho e flacidez abdominal. Geralmente, a cicatriz baixa é a mesma da cesariana estendendo-se lateralmente até as espinhas ilíacas dos dois lados. Todos os esforços serão feitos no sentido de produzir uma cicatriz o mais imperceptível possível. Além da sutura adequada, algumas manobras serão utilizadas na evolução da cicatriz, como a compressão por micropore, gel de silicone, massageamento com creme manipulado, infiltração local, betaterapia e até mesmo uma revisão cirúrgica nos casos onde existe hipertrofia ou outros distúrbios da cicatrização. O importante é acompanhar os retornos e seguir as orientações, tendo sempre em mente que a cicatriz somente vai estar completamente madura de 6 a 18 meses após a cirurgia. Você deverá discutir detalhadamente essa questão com seu médico.

3. Qual é o tempo cirúrgico e o tipo de anestesia utilizado na cirurgia?

Todo o procedimento leva em torno de 2 a 3 horas, dependendo da extensão da programação cirúrgica. A anestesia é na maioria dos casos realizada sob bloqueio anestésico peridural, com uma sedação prévia realizada pelo anestesiologista. A anestesia geral fica reservada para casos selecionados onde se realiza algum tipo de associação com outras cirurgias.

4. Como é o período pós operatório da abdominoplastia?

Os pacientes raramente se queixam de dor neste procedimento, embora não possamos garantir tal evolução, uma vez que o limiar de dor pode variar significativamente de uma pessoa para a outra. Caso exista algum desconforto, as medicações convencionais são suficientes para resolver o problema, sempre com o devido conhecimento e prescrição do médico.

O inchaço costuma ser intenso nos primeiros dias, quando o repouso é fundamental. Manchas vermelhas ou arroxeadas podem se instalar nas áreas descoladas por uma a duas semanas. Os pontos serão retirados a partir do 7° dia. As suturas são realizadas com fio absorvível e pontos internos (inaparentes), mais fáceis de serem retirados e que não deixam muitas marcas. Um dreno é mantido até o dia seguinte e a paciente vai de alta sem ele. Os curativos serão agendados pelo médico e a melhora do edema costuma acontecer até o primeiro mês, após a qual haverá ainda um inchaço residual e discreto que poderá persistir por alguns meses, sem impedir que o(a) paciente tenha as suas atividades sociais cotidianas. A cinta compressiva abdominal deverá ser usada por 2 meses. Os esforços físicos devem ser evitados neste período inicial, bem como a exposição ao sol.

5. Qual é o tempo de internação e dos curativos?

A alta costuma ser no dia seguinte, logo pela manhã. O curativo é bastante simples sobre as incisões. Nas primeiras duas semanas, a paciente deverá andar curvada para não distender a região operada. Esta postura vai sendo liberada gradativamente à medida em que a recuperação se estabelece até o 14° dia.

BLEFAROPLASTIA
Estou preparando um novo conteúdo…
GLUTEOPLASTIA
Estou preparando um novo conteúdo…
LIPOASPIRAÇÃO E LIPOESCULTURA
Estou preparando um novo conteúdo…
MAMOPLASTIA
Estou preparando um novo conteúdo…
MENTOPLASTIA
Estou preparando um novo conteúdo…
OTOPLASTIA
Estou preparando um novo conteúdo…
PRÓTESE MAMÁRIA
Estou preparando um novo conteúdo…
RINOPLASTIA
Estou preparando um novo conteúdo…
RITIDOPLASTIA
Estou preparando um novo conteúdo…